quarta-feira, 25 de abril de 2012

A vinha do Senhor



LEITURA BÍBLICA:
Isaias 5.1-7
“Ele esperava que desse uvas boas, mas só deu uvas azedas.” (Is 5.2c).
No texto de hoje verificamos que o dono da vinha preparou o terreno num local muito fértil, retirou do solo tudo o que podia prejudicar o desenvolvimento de sua plantação e usou mudas das melhores videiras. Preparou até um local para espremer os frutos, esperando colher boas uvas. Contudo, sua decepção foi grande: a vinha deu uvas azedas imprestáveis. Neste cântico, Deus usou a figura de uma vinha para descrever o povo de Israel e Judá. Os israelitas eram provenientes das melhores "videiras" pois descendiam de Abrãao, Isaque e Jacó, pessoas que tiveram experiências marcantes com Deus. Além disso, o local onde foram "plantados" foi preparado com a expulsão de seus antigos moradores. O que Deus queria era que a sua "vinha produzisse bons frutos, mas o problema foi que encontrou frutos indesejáveis. Por isso, Deus lançou uma sentença de juízo sob aquele povo. Paralelamente a isso, o Senhor Jesus Cristo diz com respeito aos mesmos: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais frutos ainda" (Jo 15.1-2). Assim sendo, o nosso Deus espera que cada um de seus filhos produza bons frutos, como justiça e retidão (v 7). Para que isso aconteça, precisamos estar ligados a videira, que é Jesus Cristo: "Vocês não podem dar fruto se não permanecerem em mim" (Jo 15.4c). Se não produzirmos bons frutos, corremos o mesmo risco da vinha retratada pelo profeta Isaias. Portanto, se realmente quisermos dar frutos que glorifique a Deus, a condição primordial consiste em permanecer ligado a Jesus Cristo. Receberemos dele toda vitalidade para que os frutos de Deus em nós sejam constantes e abundantes.
Uma efetiva vida com Cristo é o que faz o cristão produzir frutos agradáveis a Deus.
TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO PÃO DIÁRIO
Uma gentileza de Karla Tamires

Nenhum comentário:

Postar um comentário